Carlos Damas regressa à Croácia como solista
No mês de Setembro de 2024 Carlos Damas regressa à Croácia. Será solista com a Varazdin Chamber Orchestra e irá participar como solista no Festival Baroque Evenings in Varazdin.
No mês de Julho de 2024 Carlos Damas participará na Euro Arts Academy, que decorrerá na cidade Polaca de Szczecin.
Durante o mês de Junho de 2024 Carlos Damas irá deslocar-se aos Estados Unidos (Califórnia). Vai apresentar-se em recital com obras de Luís de Freitas Branco e António Fragoso.
No mês de Setembro de 2024 Carlos Damas regressa à Croácia. Será solista com a Varazdin Chamber Orchestra e irá participar como solista no Festival Baroque Evenings in Varazdin.
No mês de Julho de 2024 Carlos Damas participará na Euro Arts Academy, que decorrerá na cidade Polaca de Szczecin. Lecionará uma Masterclass de violino e irá participar na atividade de música de câmara.
Vai apresentar-se em recital com obras de de Luis de Freitas Branco e António Fragoso. Em música de câmara será solista com o pianista Mauro Dilema, no concerto para violino, piano e quarteto de cordas de Ernst Chausson, sendo acompanhados pelo Mission Chamber Orchestra String Quartet.
No programa seguiram-se dois concertos a solo, em que a orquestra não é apenas um seco acompanhamento dos solistas mas tem um grande papel sinfónico. E isso confirmou-se na excelente implementação e cooperação mútua. O Concerto para Violino e Orquestra em Fá Maior, Op. 20 do compositor francês Édouard Lalo (1823), interpretado pelo conceituado artista português Carlos Damas. Damas encantou com a cuidadosa e subtil sonoridade do seu precioso violino Giovanni Battista Gabrielli de 1763, mas também com a sua técnica precisa e dinâmicas refinadas a que a orquestra se adaptou perfeitamente, conseguindo um diálogo altamente equilibrado, com o violino predominantemente virtuoso com uma forte expressividade, sonoridades entrelaçadas e escuras.
Uma das mais célebres orquestras do mundo, fundada em 1920, por onde passaram artistas como Bruno Walter, Rafael Kubelik, Leopold Stokowski, Sir Malcolm Sargent, Igor Markevich, Kyril Kondrashin, Gennady Rozhdestvensky, Zubin Mehta, Jean Martinon, Vaclav Neumann, Sir John Barbirolli, Igor Stravinsky e Aaron Copland. Carlos Damas irá interpretar obras concertantes para violino e orquestra de E. Lalo.
Carlos Damas irá realizar uma tourné por seis palcos da República Popular da China.
A 17 de Julho de 2021 Carlos Damas irá realizar um recital integrado no Festival de Música nos Claustros - Eborae Música (Évora), acompanhado pela pianista Jill Lawson. Obras de C. Franck, L. Boulanger, G. Fauré e A. Fragoso.
Carlos Damas irá participar no Festival Internacional Music on Seashore que decorrerá de 19 a 25 de Julho de 2020, em Vila Praia de Âncora. Os violinistas convidados São Carlos Damas e o célebre violinista italiano Federico Agostini.
A companhia Alemã Pirastro, uma das maiores fabricantes de cordas de violino a nível mundial, renova pelo 6º ano consecutivo o seu patrocínio a Carlos Damas.
Em Janeiro do ano 2020, ano comemorativo do nascimento de L. V. Beethoven, Carlos Damas irá iniciar a gravação da integral das sonatas para violino e piano do referido compositor. O primeiro CD, com edição prevista para Abril do mesmo ano, será editado pela editora E'tcetera.
De 6 a 9 de Abril de 2020, Carlos Damas irá realizar uma Masterclass de violino na Juventude Musical Portuguesa (delegação do Porto): Rua da Restauração 418 - 4050-501 Porto.
Para informações e inscrições, contactar Profº Paulo Chicória.
Para o ano 2021 está programada mais uma tourné de 10 concertos na China. Carlos Damas irá ser acompanhado pela pianista Chinesa Lulu Wei.